Cativar
"Após uma reflexão, acrescentou: - O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
-É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços... "
O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry
Às vezes pergunto-me qual o preço de um sorriso. Não do riso. É fácil rir. De uma boa piada, de um episódio dos "Friends" ou do "Gato Fedorento". Claro que há aquelas sessões de gargalhadas, de caretas ao espelho, de loucura, que nos deixam a alma leve. Mas um sorriso... Há um Mundo que se esconde por trás de um sorriso sentido (também há os sorrisos forçados, mas esses não trazem nada de bom, só uma grande dor nos maxilares).
Há aqueles sorrisos que duram um dia inteiro. Uma vida inteira. São feitos de coisas doces, de pensamentos, de lembranças. São a expressão física de um sentimento que nos preenche. Que ningém nos pode tirar. Que duram o tempo que uma vida tem.
Descobri agora o segredo do sorriso: os laços. Os laços que nos prendem a quem nos cativou um dia. Uma linguagem sem fala, selectiva, que escolhe aqueles que nos fazem sorrir. É preciso sorte para criar laços. E também alguma ingenuidade. Deixar fluir...
Há coisa de 3 anos e meio fui a uma reunião. Queria respostas para muitas perguntas. As minhas perguntas estavam erradas. E as respostas também. Ainda não encontrei aquilo que então procurava. Mas sei o que lá encontrei: um sorriso.